Envie este conteúdo por email

Áreas de Prática

Venture Capital

PANORAMA GERAL

O Veirano Advogados tem sólida experiência e um reconhecido time multidisciplinar que atua na área de Venture Capital, Startups & Tecnologia, assessorando tanto fundos de investimento quanto fundadores e suas empresas emergentes. O espectro de atuação do Veirano engloba todas as fases do ecossistema de startups, começando pela constituição da empresa, seguida das rodadas de investimento e, posteriormente, dos eventos de liquidez.

Nossos clientes, sejam eles fundos de venture capital ou empresas emergentes em busca de capital, beneficiam-se da qualidade multidisciplinar do nosso time de advogados, bem como da nossa diversa localização geográfica, contando com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. Atuamos de forma criativa, sempre em busca de soluções jurídicas inovadoras que viabilizem a estratégia dos nossos clientes. Nesse sentido, agimos com profundidade e velocidade, entendendo as peculiaridades de cada modelo de negócio e permitindo que os fundos e empreendedores estejam sempre prontos para tomar decisões bem fundamentadas.

Assessoria Geral e Multidisciplinar

Nosso escritório atua não apenas na fase embrionária da empresa, como também ao longo de todas as etapas de seu crescimento, prestando uma assessoria jurídica completa para startups e empresas tecnológicas de maior porte, balanceando fatores como riscos e custos ao negócio, questões tributárias, de propriedade intelectual, compliance e regulatórias.

Um diferencial do Veirano é sua sólida prática de propriedade intelectual e transações na área de tecnologia. Nosso time especializado desenvolve políticas de uso e privacidade para sites da internet e contratos firmados por meio eletrônico, assessora nossos clientes em novos negócios nas áreas de rede sociais, privacidade de dados, mídia digital, fluxo de mídia (streaming) e prestadores de serviço por meio eletrônico, possuindo, ainda, grande expertise na em casos de disputas relativas a provedores de acesso e conteúdo e violação de direitos na internet.

Constituição de Fundos

O Veirano possui vasta experiência na constituição de fundos de investimento, principalmente os FIPs, assessorando gestores e cotistas em todos os estágios do ciclo de vida do fundo, desde sua estruturação até a fase de desinvestimento.

Rodadas de Investimento

Um dos maiores desafios para uma startup é a busca e a estruturação de investimentos. O Veirano assessora seus clientes constantemente no processo de financiamento, seja por meio de equity ou dívida, atuando por fundos de investimento, corporate ventures e empreendedores. Nosso escritório possui expertise na realização de rodadas de investimento-anjo, seed capital, e nas Séries A em diante.

Um diferencial do Veirano é a sólida experiência com transações estruturadas com veículos offshore, comumente solicitada por fundos nacionais e estrangeiros, trazendo, com segurança aos seus clientes, uma perspectiva societária e fiscal única nas fases de estruturação e negociação da rodada de investimento.

Saídas e Eventos de Liquidez

Quando se trata de estratégias de saída e realização dos investimentos, nossos advogados são capazes de contribuir muito no processo decisório de seus clientes. Seja atuando na venda da empresa ou em um IPO, nós ajudamos nossos clientes a maximizarem seus retornos e manterem os riscos sob controle. Por se tratar de um momento importante para empreendedores e fundos de investimento, o Veirano conta com uma equipe extremamente preparada e multidisciplinar para atuar em operações de reorganização societária, planejamentos, M&As e IPOs.

EQUIPE

A prática de Venture Capital, Startups e Tecnologia do Veirano Advogados conta com uma equipe multidisciplinar, que inclui advogados das áreas societária, mercado de capitais, propriedade intelectual, life sciences, tributário e regulatório (educação, financeiro, óleo e gás, etc.), dedicados a assessorar empresas de tecnologia, nacionais e estrangeiras, aceleradoras e fundos de venture capital.

Em nosso escritório de São Paulo, a prática é liderada pelos advogados Sergio Bronstein, bacharelado em Direito pela PUC-SP, pós-graduado em administração de empresas pelo CEAG-FGV e Mestre (LL.M.) pela Universidade da Califórnia em Berkeley – EUA e Guilherme Potenza, bacharelado em Direito pela USP e Mestre (LL.M.) pelo Insper-SP e pela Universidade de Stanford na Califórnia – EUA. Além de ter trabalhado no escritório americano Latham & Watkins em Nova Iorque, Sergio é membro atuante da Endeavor, tendo sido, por vários anos, mentor ativo para empreendedores em estágios mais avançados de seus negócios. Recebeu o Prêmio Reconhecimento de Alto Impacto de

2012 como consideração por sua importante contribuição ao ecossistema brasileiro ao longo de anos de trabalho. Por sua vez, Guilherme trabalhou na firma americana Fenwick & West LLP, localizada no coração do Vale do Silício, aonde adquiriu grande parte de seu know-how do mercado de venture capital e tecnologia. Ele também é membro ativo na Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), participando do Comitê de Empreendedorismo, Inovação, Capital Semente e Venture Capital. Sergio e Guilherme já assessoraram diversos clientes, nacionais e estrangeiros, tais como Peixe Urbano, Ambev (Corporate Ventures), Antera Gestão, Tiger Global, Confrapar, Acelera Partners, Minha Vida, Magnamed, SapientNitro, Novaprolink, Mercado Livre, Cadê?, Webmotors e Vitacon em rodadas de investimento, aquisições e eventos de liquidez. A prática ainda conta com a expertise do advogado Fábio Pereira, que possui mais de uma década de atuação exclusiva para questões de propriedade intelectual, no Brasil e no exterior, enfrentadas por clientes da área de tecnologia e entretenimento.

O nosso escritório do Rio de Janeiro conta com a liderança dos advogados Carlos Alexandre Lobo, bacharelado em Direito pela UERJ e Mestre (LL.M.) pela Universidade de Columbia em Nova Iorque – EUA e Guilherme Ohanian Monteiro, bacharelado em Direito pela PUC-RJ, pós-graduado em Direito Empresarial pela FGV-RJ e Mestre (LL.M.) pela Universidade de Columbia em Nova Iorque – EUA. Carlos trabalhou na firma americana Shearman & Sterling em Nova Iorque e é atualmente o coordenador nacional da prática, sendo um advogado reconhecido nas áreas de private equity e venture capital, fazendo, ainda, parte do Comitê de Empreendedorismo, Inovação, Capital Semente e Venture Capital da ABVCAP. Por sua vez, Guilherme ganhou experiência no escritório Sullivan & Cromwell LLP, também em Nova Iorque, aonde participou de diversas operações de fusões, aquisições e investimentos em geral, tendo tido contato ativo com o ecossistema nova-iorquino de startups. Carlos e Guilherme já assessoraram diversos clientes, nacionais e estrangeiros, tais como GIC (em investimento na Netshoes), Hotel Urbano, TPG, Grupo Xangô, PSafe, Passei Direto (em diversas rodadas de investimento), Senior Solution (no primeiro IPO realizado no segmento Bovespa Mais e em diversas aquisições posteriores).

ATUAÇÃO NO ECOSSISTEMA

O Veirano Advogados se preocupa em estar presente em diversas etapas do ecossistema de startups no Brasil. Desta maneira, é um dos poucos escritórios que possui entendimento e atuação no ecossistema desde o incentivo ao empreendedorismo até eventual realização de evento de liquidez, como um IPO. Algumas de nossas iniciativas e parcerias incluem a Endeavor Brasil, o Instituto InnovAction, a ABVCAP e o escritório Fenwick & West LLP.

Com a Endeavor, o Escritório mantém parceria por meio da qual prestamos assessoria na constituição de empresas e com mentorias em eventuais operações societárias ou de investimento. Na Endeavor não lidamos apenas com startups, mas com empresas de todos os tamanhos, ao passo que a Endeavor se preocupa mais com o impacto que a empresa é capaz de ter, independente de seu tamanho.

O Instituto InnovAction é apoiado por diversas empresas, dentre elas a Microsoft, o qual funciona como uma pré- aceleradora para startups em seu estágio mais inicial. Por meio de nossa parceria com o Instituto, o Veirano realiza mentorias e presta assessoria jurídica aos empreendedores de maneira probono. O Instituto tem parceria com diversas organizações, como a Lide Futuro e a Natura, o que contribui para que sua seleção de startups seja de alto nível.