Envie este conteúdo por email

Profissionais

Alberto de Orleans e Bragança

Sócio

Alberto de Orleans e Bragança é um sócio do Escritório e ingressou no Veirano em 2013. Ele tem uma extensa experiência em prestar aconselhamento jurídico a clientes na área de direito corporativo, fusões e aquisições e infraestrutura com conhecimento excepcional nas áreas de bancário, financeiro, farmacêutico, telecomunicações, energia e áreas relacionadas, com o auxílio de sua vasta experiência em transações de fusões e aquisições envolvendo empresas dessas áreas.

Alberto começou a sua carreira na advocacia trabalhando em uma grande empresa brasileira de comércio exterior, onde ele desenvolveu expertise em questões relacionadas à legislação comercial e de importação e exportação. Posteriormente, foi sócio de dois outros importantes escritórios de advocacia brasileiros, tendo, no interim, trabalhado no escritório inglês Norton Rose, em Londres.

Durante anos de prática como advogado, esteve na linha de frente de algumas das mais importantes transações do mercado brasileiro, como a privatização dos setores de aço e produtos químicos, a privatização da Vale, a privatização do setor de telecomunicações do Brasil e a aquisição de várias empresas de telecomunicações, representando, dentre outras empresas, a América Móvil de C.V., empresa controlada pelo milionário mexicano Carlos Slim, e controladora no Brasil do Grupo Claro. Alberto também liderou inúmeras aquisições realizadas pelo Banco Bradesco no Brasil (como o Banco Mercantil de São Paulo, BBVA, Banco Zogbi, BMC e toda a cadeia do American Express no Brasil e a Corretora Ágora), tendo participado de algumas operações no exterior. Participou ainda de inúmeras operações de aquisição de carteiras e de estruturação de parcerias nas áreas de cartões de crédito e outras áreas, em especial para o Grupo Bradesco. Assessorou ainda o Bradesco e, posteriormente, a Bradespar nas operações que envolveram a restruturação do Grupo Vale, inclusive com o ingresso da Mitsui no capital da mineradora.

Em representação da América Móvil, foi o responsável por toda a estruturação do Grupo Claro no Brasil, incluindo-se as aquisições das diversas operadoras (ATL, Tess, BCP, BSE, Net, Embratel, Primsasys e outras) em representação do Grupo. Além de advogado do grupo, exerce, desde 2005 a condição de membro do conselho de administração das empresas, sendo atualmente membro da holding Claro Participações S.A.
Ao longo dos anos Alberto continua atuando como advogado especializado nas áreas corporativa, fusões e aquisições, tendo ainda relevantes experiências em operações de financiamento, tecnologia, energia elétrica e arbitragem. Mais recentemente atuou em duas das maiores operações de M&A que se realizaram no Brasil, nomeadamente, na aquisição da Nova Transportadora do Sudeste (“NTS”) por um grupo de fundos canadenses e na aquisição da CPFL Energias S.A., pela State Grid.

Alberto participou de inúmeros seminários no Brasil e no exterior como palestrante, sendo reconhecido como um dos principais advogados no país na área de M&A por importantes publicações internacionais (Chambers and Partners, Latin Lawyer etc.).

Ao lado de sua atuação como advogado e como decorrência de sua vasta experiência na área corporativa, Alberto é frequentemente chamado para aconselhamento de assuntos estratégicos internos das empresas para as quais presta assistência jurídica, destacando-se a sua intensa assistência ao Grupo Claro, no exercício de sua função de membro do Conselho de Administração da Embratel e, posteriormente, da Claro Participações.