Envie este conteúdo por email

Profissionais

Ana T. Caetano

Sócio

Ana T. Caetano é a sócia e coordenadora responsável pelo Grupo de Prática de Comércio Exterior do Veirano Advogados no escritório de São Paulo. O Grupo, precursor no Brasil e de reconhecimento internacional, foi formado por Ana em 2001, contando com a participação de alguns dos melhores especialistas em comércio exterior do País. Sob sua liderança, o Veirano tornou-se o primeiro escritório de advocacia do Brasil a dar suporte, de forma independente, ao governo brasileiro no Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ana continua a fornece sua experiência singular em contenciosos e presta consultoria de rara excelência na interpretação de Acordos da OMC.

Empresas estrangeiras e brasileiras nos segmentos de alimentos, automóveis, papéis, petroquímico, produtos de consumo (calçados, pneus, vinhos e produtos de beleza) e químicos buscam a competência de Ana  em consultoria jurídica estratégica para a solução de uma gama de questões complexas relativas a comércio exterior e direito aduaneiro. A experiência prática de Ana constitui um histórico de sucessos, de consultoria a contenciosos, em âmbito local, regional e multilateral. Entre seus clientes, figuram alguns dos nomes mais respeitados do mercado, como a Asociación Gremial de Vinos de Chile (Vinos de Chile), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Bayer, Braskem, BRF, CROCS, Embraer, Grupo Jeri, PUMA, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a World Federation of Sporting Goods Industry (WFSGI).

Os clientes reconhecem a singular capacidade de Ana de compreender as necessidades dos seus negócios e de lhes recomendar soluções jurídicas alinhadas aos seus objetivos. Esse reconhecimento se estende também à sua competência em traduzir questões jurídicas de maior complexidade para executivos e à sua constante posição de vanguarda no desenvolvimento do cenário nacional e internacional de comércio exterior.

Ana frequentemente orienta empresas brasileiras e estrangeiras sobre investigações de defesa comercial, englobando dumping, anticircunvenção, medidas compensatórias e salvaguarda, no Brasil e em outros países. Ana também trabalha com questões de classificação e valoração aduaneira, regras de origem, alterações permanente e temporária da tarifa externa comum (TEC), procedimentos de suspensão de medidas de defesa comercial em razão de interesse público, regras de licenciamento de importação (automático e não automático), barreiras técnicas e medidas sanitárias e fitossanitárias. Ana possui também vasta experiência assessorando empresas estrangeiras na abertura de negócios no Brasil sujeitos a investigações e medidas de defesa comercial, visando a manutenção ou o ingresso dessas empresas no mercado.

Além disso, Ana fornece consultoria em acordos bilaterais e regionais que afetem empresas nacionais e estrangeiras, e representa os interesses de alguns setores da economia nas negociações desses acordos.

Com sua experiência internacional, Ana oferece aos clientes o apurado conhecimento de comércio exterior que desenvolveu ao longo dos quatro anos em que trabalhou como consultora, com reputados profissionais nessa área, em um dos maiores escritórios de advocacia dos EUA. Além disso, cursou mestrado voltado para questões de comércio exterior na Georgetown University Law Center emWashington, D.C.