Envie este conteúdo por email

Profissionais

João Maia

Sócio

João Maia é sócio do Veirano Advogados e atua na área de direito tributário, especialmente em tributação da pessoa jurídica, operações internacionais, fusões e aquisições. João assessora clientes de vários setores da economia.

Além disso, João Maia possui vasta experiência em contencioso tributário. Representa empresas em processos de fiscalização, na obtenção de regimes especiais, em consultas fiscais, defesas administrativas e processos judiciais. Assessorou, por exemplo, uma empresa do setor de serviços em processos tributários administrativos e judiciais no valor de USD $ 3 bilhões. Representou também uma indústria do setor petroquímico em um caso complexo de imposto de renda envolvendo os investimentos realizados na construção de uma planta industrial. Contando com seus conhecimentos contábeis, João Maia orientou a empresa na produção de provas que levaram ao cancelamento do auto de infração lavrado.

João Maia presta consultoria tributária regularmente aos seguintes segmentos: telecomunicações, petroquímico, construção civil, infraestrutura, mineração, energia, petróleo e gás, varejo e outros. Os clientes valorizam a capacidade de João de identificar as características e necessidades peculiares aos seus negócios e de providenciar soluções inovadoras às suas questões tributárias. João possui uma competência singular para orientar os clientes a respeito das complexidades da legislação tributária brasileira e seus potenciais riscos.

No início da carreira, João trabalhou na equipe de contencioso tributário em uma das quatro maiores empresas auditoria (“big four”), nas cidades de Brasília e do Rio de Janeiro. Os seus primeiros anos em Brasília lhe permitiram conhecer de perto o funcionamento dos Tribunais Superiores e do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF (então chamado de Conselho de Contribuintes). Trabalhou por quatro anos no escritório do Veirano Advogados em São Paulo.

João é autor e coautor de publicações importantes nas áreas tributária e de telecomunicações.