Envie este conteúdo por email

Profissionais

Marcelo Mattos

Sócio

Marcelo Mattos concentra a sua prática nas áreas Bancária, Financeira e de Infraestrutura, com conhecimento específico em diversos segmentos, tais como petróleo e gás, naval e mineração. É também um especialista renomado em direito marítimo/naval.

Marcelo Mattos trabalha com inúmeras instituições financeiras de referência, tais como o DNB Bank ASA, a Caterpillar Financial Corporation, o Mizuho Corporate Bank, SunTrust Bank, Macquarie Bank, Nordea Bank Norge ASA, DVB Bank e o WestLB Bank, e as representa em vários projetos e operações.  Possui experiência em lidar com agências multilaterais, assessorando o International Finance Corporation (IFC), por exemplo, há mais de duas décadas.  A atuação de Marcelo Mattos inclui também a assessoria e consultoria para o Japanese Bank for International Cooperation (JBIC), o Export-Import Bank of the United States (EX-IM BANK), o European Investment Bank (EIB) e o Nordic Investment Bank (NIB).

Os serviços de Marcelo Mattos são frequentemente requisitados pelo seu profundo conhecimento sobre privatizações, sendo que possui mais de 20 anos de experiência trabalhando com grandes empresas do setor de energia, gás e telecomunicações. Além disso, Marcelo representa empresas estrangeiras em processos de licitação perante os diversos ramos e subdivisões da administração pública brasileira.

Marcelo Mattos possui um incomparável conhecimento de financiamento naval e tem se empenhado na formação e no treinamento do grupo de financiamento naval do Veirano Advogados no Rio de Janeiro.  Presta consultoria a financiadores internacionais, armadores e estaleiros, bem como a instituições financeiras privadas sobre financiamentos para construções de embarcações de apoio, plataformas e estaleiros no Brasil.  Atua constantemente, também, perante o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na obtenção de financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM).

No final da década de 90, durante quase dois anos Marcelo Mattos trabalhou como associado estrangeiro no escritório White & Case em Nova York, onde adquiriu conhecimentos sobre o funcionamento do mercado jurídico nos Estados Unidos.