Envie este conteúdo por email

Profissionais

Marcelo Reinecken

Sócio

Marcelo Reinecken é o sócio responsável pelo escritório de Brasília do Veirano Advogados. Além de exercer essa função administrativa, Marcelo é o coordenador da área de Direito Tributário em Brasília.

Marcelo atua especialmente na área de contencioso tributário e aduaneiro e vem representando com sucesso vários clientes do escritório inclusive perante o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça e o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Em virtude de sua experiência em todas as fases do processo, Marcelo é ainda responsável pela condução de ações desde o seu início em primeira instância até o julgamento definitivo pelos tribunais superiores. Ele assessora empresas brasileiras e estrangeiras de grande porte de diferentes segmentos da economia, tais como telecomunicações, tabaco, produção de celulares e mineração, em estratégias processuais em todas as instâncias do Judiciário e perante os tribunais administrativos.

Marcelo Reinecken atua, ainda, em consultoria tributária. Possuindo conhecimento dos aspectos jurídicos do sistema tributário brasileiro e da jurisprudência relativa à matéria, Marcelo é contratado por clientes em busca de assessoria na adaptação e reação a novas leis e regulamentos tributários, e na prevenção e antecipação de questões que possam gerar autuações fiscais. Além disso, Marcelo Reinecken presta consultoria a clientes em matéria aduaneira, tais como em procedimentos para importação e classificação fiscal de produtos importados, e os representa em eventuais processos sobre o tema.

Sua presença física e atuação em Brasília facilitam a assessoria a clientes que necessitam negociar com autoridades públicas – como no caso de debates a respeito de projetos de lei – e em litígios envolvendo governos e assuntos regulatórios.

Em face de sua experiência na representação de empresas em questões corporativas relacionadas à tributação, combinada com sua prática na área de contencioso, Marcelo Reinecken tem sido procurado para orientar clientes na preparação, análise e negociação de diferentes contratos comerciais, tais como os relacionados ao mercado de telecomunicações, compra e venda de participações societárias e arrendamento. Sua atuação se estende ao eventual contencioso subsequente acerca dos contratos, mediante a redação de peças processuais e representação em juízo.

No início da carreira, após ter concluído o seu mestrado na London School of Economics and Political Science (LSE), Marcelo Reinecken adquiriu experiência atuando como associado estrangeiro na área de comércio internacional em relevante escritório de advocacia do Reino Unido.