Envie este conteúdo por email

Profissionais

Mariana Villela

Sócio

Mariana Villela é sócia do Veirano Advogados e atua no grupo de Antitruste e Concorrencial e Contencioso.

Sua experiência na área de direito da concorrência engloba consultoria em geral e inclui: consultoria acerca de práticas comerciais do dia-a-dia das empresas, avaliação de riscos de operações de concentração econômica, avaliação de riscos de práticas comerciais específicas, notificações de operações de concentração econômica às autoridades de defesa da concorrência, contestações a operações de concentração econômica notificadas às autoridades de defesa da concorrência, representação de clientes em processos administrativos que investigam práticas anticompetitivas, representação de clientes em processos judiciais envolvendo questões de direito da concorrência e elaboração de programas de compliance. Mariana Villela tem atuado em diversos assuntos relativos a temas de direito da concorrência, tanto em casos envolvendo operações de concentração econômica, quanto em casos envolvendo investigação de práticas anticompetitivas, incluindo de investigações de cartéis internacionais e de abuso de posição dominante.

De acordo com a publicação inglesa Chambers and Partners, clientes elogiam Mariana Villela por sua “brilhante formação acadêmica, que lhe proporciona um entendimento excepcional dos aspectos jurídicos e econômicos da concorrência e do antitruste” (Chambers Latin America, 2009). Clientes afirmam, ainda, que “ela vai direito ao ponto e jamais perde tempo” (Chambers Latin America, 2010), que “é uma excelente advogada: bastante realista e pragmática" (Chambers Latin America, 2011), "pró-ativa e com visão do todo, e com excelente raciocínio prático e estratégico" (Chambers Latin America, 2012).

Mariana Villela palestra com frequência sobre temas de direito da concorrência e antitruste, e ministra aulas periódicas em cursos de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Mariana também presta assessoria em temas ligados à área de anticorrupção e compliance em geral. Sua experiência nesta área envolve a identificação e avaliação de riscos associados a potenciais violações de leis anticorrupção, investigações no contexto de due diligences de operações societárias, auditorias internas realizadas no curso regular dos negócios das empresas, administração de crises, treinamento de empregados com relação a aspectos de compliance, entre outros. Mariana trabalha em conjunto com advogados estrangeiros em casos envolvendo investigações de violações a diplomas de aplicação extraterritorial, tais como o US Foreign Corrupt Practices Act (“FCPA”) e o UK Bribery Act, e aconselha clientes com relação às leis brasileiras.