Envie este conteúdo por email

Profissionais

Ronaldo Veirano

Sócio

Ronaldo Veirano é o sócio fundador do escritório de advocacia Veirano Advogados, além de um especialista jurídico altamente respeitado, internacionalmente reconhecido por sua diplomacia, facilidade com questões jurídicas sofisticadas e significativa rede de contatos globais. No decorrer dos anos, clientes buscaram seu parecer sobre inúmeras questões referentes a lei corporativa e operacões no Brasil.  Ele atuou como advogado para inúmeras sociedades e seus conselhos, juntamente com governos e seus funcionários ao redor do mundo. Orador erudito e reconhecido, o Sr. Veirano é frequentemente convidado para audiências internacionais sobre uma variedade de complexos assuntos jurídicos, questões comerciais e outros tópicos que afetam empresas, países e seu crescimento.

Em 1972, enquanto era sócio de uma firma de advocacia nos EUA, Baker & McKenzie, o Sr. Veirano abriu o escritório no Rio de Janeiro da firma. Um verdadeiro visionário, ele previu as iminentes mudanças no cenário jurídico brasileiro e a oportunidade para o Brasil se tornar um player de significativa importância na arena internacional e, em 1996, criou Veirano Advogados. Seu objetivo era estabelecer um escritório brasileiro com profundo conhecimento jurídico, combinado com superior atendimento ao cliente, para atender às necessidades das empresas brasileiras e empresas internacionais que também reconheceram o papel crucial que o Brasil poderia ter na economia mundial. Atualmente, Veirano Advogados está entre as principais firmas de advocacia do Brasil com mais de 270 advogados em todo o país. Clientes, colegas e a mídia frequentemente reconhecem o escritório e seus advogados por suas significativas realizações, inclusive a seleção pela publicação Chambers & Partners em 2010 para o primeiro Prêmio Latin American Client Service.

Líder reconhecido no Brasil e mundialmente, o Sr. Veirano envolve-se ativamente nos esforços para acelerar o desenvolvimento de negócios entre Brasil e outros países. Em 2000, ele foi nomeado Cônsul Honorário da Austrália para Rio de Janeiro e promoveu ativamente negócios entre os dois países. Em reconhecimento por seus serviços e sucesso, o Governador Geral da Austrália nomeou o Sr. Veirano Membro Honorário da Divisão Geral da Ordem da Austrália em 2009.

No início de 2008, o Sr. Veirano foi nomeado pelo governo brasileiro para fazer parte da prestigiosa Comissão Fulbright, que concede bolsas de estudos a estudantes brasileiros para estudar, fazer palestras ou realizar pesquisas nos Estados Unidos. Além disso, o governo brasileiro concedeu ao Sr. Veirano a Ordem de Rio Branco no posto de Comandante.  A Ordem de Rio Branco foi constituída em 1963 para reconhecer e celebrar os méritos de indivíduos brasileiros e estrangeiros que tenham contribuído significativamente para a promoção das relações do Brasil com o mundo. Em 2008, ele foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e recebeu a respeitada Medalha de Tiradentes, concedida por serviços prestados para a cidade.

O Sr. Veirano é membro de diversas associações nacionais e internacionais e tem um papel importante na alta administração de diversas dessas organizações. Atualmente, ele faz parte da Diretoria do Conselho de Negócios Brasil-Estados Unidos – Seção Brasileira; Conselho de Negócios Brasil-China; Coordenador do Comitê de Governança e Nomeação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – do qual ele é um dos membros fundadores, Conselho de Administração da UMOE Bioenergy ASA e membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasil do Woodrow Wilson Center em Washington, DC.  O Sr. Veirano também é Presidente Emérito do World Services Group, uma rede global das principais firmas de advocacia e outros prestadores de serviços profissionais.

Os destaques de início de carreira do Sr. Veirano incluem cinco anos (1966-1971) como advogado interno da Kendall Company em Boston, Massachusetts, onde se dedicou primariamente a assuntos internacionais. Essa experiência cedo em sua carreira proporcionou a ele um raro insight com relação aos desafios enfrentados pela assessoria jurídica interna e ele continuou a usar o seu conhecimento para criar a forte firma de advocacia que Veirano Advogados é hoje.